Pular para o conteúdo principal

Localização: em trânsito, não em uma sala de espera.


[Gales]

Três horas, sempre cedo ou tarde demais para começar a fazer alguma coisa, disse Sartre, de algum modo melhor do que eu parafraseei. Ao que eu vejo que por três horas ele quis dizer só não três horas da tarde, mas da madrugada, essa parte do dia onde há silêncio nas maiores das metrópoles. È verdade que eu poderia começar a falar de estrelas e ser piegas sobre a tranquilidade que elas passam às três da manhã, mas serei piegas de outra forma. Recentemente fui à locadora, porque eles vendem esse iogurte lá agora e não porque eu queria alugar algum filme, creio que assim como as lojas de CDs, as locadoras estão com os seus dias contados, e o ato de alugar um filme ou comprar um CD é hoje em dia meramente simbólico - com uma incrível fonte de ilimitação que é a internet, se faz isso tudo de quatro paredes. Pois bem, vi Julia Roberts, logo quem não atuava há tanto tempo, eu não esperava que ela voltasse, na verdade até esperava, mas queria ter sido avisada. "Comer, rezar e amar", lembrei de ter visto esse livro na livraria centenas de vezes e ter achado que era um desses livros com uma dieta parecida com a de South Beach e ter ignorado totalmente. Por Julia Roberts, fui atrás do livro e comecei a lê-lo. É lógico que li na defensiva e é verdade que a narração me parece simples demais, mas na dose suficiente para ter feito o sucesso que me parece ter feito. Acabei que resolvi ver o filme antes de acabar o livro, e tirando o sotaque bizarro do brasileiro, é até notável. Na verdade, é a história de todas as mulheres na Terra. A busca por algo maior, melhor. Para algumas vem em forma de filhos, trabalho, viagens, amor. Mas para as que se identificam com a personagem da Roberts, a busca por algo maior que esteja lá fora pelo caminho mais simbólico possível, uma estrada, uma viagem, é a mais certa. Não deixem de ver o filme ou ler o livro, é uma experiência por associação, e esse tipo de experiência é muito rara, muitas vezes alguém nos conta uma história e pára por aí mesmo, mas raramente alguém nos conta outra história e nós tomamos a experiência para si. O simples vem sempre com essa dose de complicação, mas sempre vale a pena subir exaustivamente uma montanha estúpida pela paisagem. Mais do que nunca preciso ir a Gales, a vontade que não ficou menor depois que vi fotos na Lonely Planet. Não precisa fazer sentido essa vontade minha de ir lá, contanto que ela simplesmente exista, contanto que eu possa simplesmente contar com ela quando eu precisar dessa dose de querer-algo-melhor. Porque se não fosse assim, eu teria que provar da angústia que provou Madame Bovary, sempre tão presa dentro de si e querendo buscar algo onde não sabia exatamente onde achar. O importante é poder contar com a vontade, o importante é saber que não importa se não achamos ainda esse algo-melhor, o importante é saber que ainda estamos na corrida aqui, ainda estamos no meio do movimento, no meio da estrada, e não estagnamos. É importante demais que queiramos ser mais do que somos agora, eu costumo pensar que tudo que eu preciso já tenho, afinal, essa pessoa está em algum lugar já agora dentro de mim, basta eu saber esculpir devidamente. Tenho certeza que Gales me guarda algo incrível, que, orgulhosamente, não sei dizer bem o que é, mas sei que estou no meio do caminho, e adoro caminhar até lá... Não encaro nada disso como se estivesse vivendo em uma sala de espera, encaro tudo isso como se estivesse no meio da estrada. Há várias interpretações para a mesma situação, e com certeza a muitos falta o olhar, a sede, o otimismo de ver além. E aviso logo, seja lá para onde eu estiver onde, seja lá onde esteja o meu algo-melhor, sob qualquer circunstâncias continuarei ignorando pessoas pessimistas e que oferecem nada senão uma nuvem em cima de suas cabeças. Não gosto quando me bloqueiam o Sol e a felicidade, as possibilidades, e muito menos quando chovem perto de mim. Odeio ainda mais quando sei que vai chover, gosto quando a chuva vem desavisada e vira uma aventura, não quando ela é avisada e todos querem ser delicados com seus guarda-chuvas, e quando eu vejo alguém com uma nuvem em cima da cabeça, sei que vou ter que ter um guarda-chuva por perto. Seja lá o que for, e onde for, quero um dia ensolarado ou uma chuva de verão, mas não quero avisos, quero o imprevisível. Esse é o meu algo-melhor. E tenho essa impressão que quando achá-lo, ainda não estarei satisfeita, e nesse caso, insatisfação é o melhor caminho para viver uma vida com algum objetivo. E essa é a minha experiência do livro piegas de mulherzinha que eu não obstante recomendo. Agora preciso dormir, amanhã preciso ir pintar o cabelo em algum horário em que os cabeleireiros ainda funcionem. Pontuo.

PS: A próxima publicação de "Pão-com-açúcar" será a última, e será um tanto longa, simplesmente quero acabar com os periódicos, e ela vem até o final do ano, agora que fui presenteada com dois quilos e meio de tempo livre. Sit tight :).

Primeira publicação
Segunda publicação
Terceira publicação
Quarta publicação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIANNE (eu,ich, ja, I, yo), A COLONIZADORA.

Toda criança normal tem como lembrança normal algum parque ou algo extremamente colorido. A primeira lembrança que eu tenho é de um corredor de hotel, uma janela no fim. Depois... Perguntaram-me em New Jersey se o que eu falava era brasileiro ou espanhol, peguei a bicicleta, achei graça e ralei o joelho - não exatamente nessa ordem, mas nada que me impedisse de ir comprar comida chinesa em caixinha do outro lado da rua, eu sempre kept the creeps quanto à vendedora, ela era alta demais pra uma chinesa. Foi nessa época que criei um certo trauma em relação a indianos, o acento indiano é um negócio a se discutir - parei de comer dunkin donuts. Era uma máfia, em todo Dunkin Donut e posto de gasolina só se trabalhava indiano. Admito que só fazia ESL pra perder aula, mas o mundo inteiro precisava sentar em um teatro e ver a cara da Miss Rudek, quando eu, o Hupert (chinês), e a Katrina (mexicana) passamos a ser crianças sem línguas maternas: Havíamos aprendido duas ao mesmo tempo, com um empur

Purple crutches

“I wish you a great future”, then she gave me her hand - similar to a peace offering. She had a simple case of a stomach ulcer, I had patched her up around 3am in our ER, I had simply asked her if there had been any unusual stress in her life lately, to which she replied “I had kids too early, I wish I had done more with my life”. I could feel the courage-fuel she was burning while saying these words. I didn’t give her any speech. Just admiration, and a small part of me smirked at my childhood hoping my mother had realized that sooner. Well, she didn’t. I made my life’s mission to become exactly the opposite of her. As I typed in another ER report for the 27-year-old sitting next to me, I came to an uncomfortable realization: how not often patients wish us anything at all, like we’re not people, like we don’t have feelings. She had wished me as much as a great future - that’s a lot. I hope she knows that’s exactly what I wished her, too. Truth is, I felt like my emotional energy could

Malibu, 2025.

Malibu, 2025. Note to self. It had been already snowing. Awfully early to, but it was Moscow. Normally, after the first snow I’d meet Seda and she would complain about every single aspect of her life and connect it to the snow fall and the coming winter. Now, however, it was just me. I remember I had been looking for emotional sustainability. I, yet, couldn’t find the equivalent of “green, sustainable” for feelings. I was not sure either it was a color. Oh. Right. It was exac tly the things that happened after we graduated that defined us. I died my hair blond, took off to Vienna to meet old affairs and taste the Austrian cuisine (all of it, but I specialized on schnitzels and apfelstrudels). Martin moved with Masha and Domenico to the countryside, after which they became gypsies in the alps. Seda took off with Gennady to the United States in the pursuit of happiness according to the American constitution. I became a vegan after that, but remained blond. Seda ended up working tem