Pular para o conteúdo principal

Ser circular é difícil

Desgraça, eu disse, me enrolando mais nos lençóis, como se aquilo fosse me prender mais a cama e eu não tivesse que levantar, que desgraça, repito, e pratico um ato de auto-mutilação com pouquíssimo efeito, já que é contra a cama. Saio de casa, coisas na bolsa, e toda a coragem necessária para enfrentar o Sol do Ceará ao meio-dia. Ora, ao menos venta, Rianne, eu me conforto, já que há um mês atrás passei um tempo com os meus avós no Piauí e foi no mínimo panque, minha gente. Por que eu não sei do resto do mundo, mas eu gosto dos banhos que têm prazo de validade de refrescamento de pelo menos uma hora, não gosto quando saio do chuveiro e já começo a suar, e nada realmente concreto consegue vir a minha cabeça ou substituir o pensamento de "QUE CALOR, QUE INFERNO, POR QUE?". Pelo menos venta, continuei. Perdi o ônibus, aparentemente eu tinha que fazer sinal e estava burra e recém-acordada demais para conseguir funcionar. Esperei mais vinte minutos pelo outro, enquanto fazia pequenas notas sobre como Fortaleza precisa de um metrô ou pelo menos de ônibus o suficiente. E sento, de fones, com a minha cara que diz NÃO em letras garrafais. Não sou antipática, mas não gosto de chamar atenção. Em Moscou, e lá vou eu, sou só um fantasma na multidão, ah, continuou, quem não gosta de Moscou não gosta da vida. O ônibus finalmente chegou, vou o caminho pensando que às vezes as escolhas erradas levam para uma escolha mais correta do que a antes disponível, e não fico com tanta raiva de mim. Conheço os meus monstros, e os adestro, com tempo e paciência, ambos os quais eu não tenho. Desço e entro no Aldeota, procurando a menina dos olhos castanhos gigantes. "Vamos, porque esse banco está me incomodando, e acabei de ficar pobre", e assim, uma conversa continua, um "oi" ou um "há quanto tempo" é totalmente dispensável, a nossa saudade luta para existir, pois existe essa conexão que não a permite. E vamos reclamando mesmo, e rindo das desgraças, em direção ao Del Paseo. E eu penso que acordar cedo foi totalmente digno, enquanto M. carrega um CD de forró que ganhou na compra de uns abadás. É lógico que o Del Paseo virou uma selva e não há lugar para sentar na praça de alimentação, então descemos para as Lojas Americanas e analisamos o comportamento das pessoas que demoram para escolher biscoitos, incluindo o nosso. "Eu comprei um tênis que eu gostei", o orgânico ou o totalmente gordo, "mas ele me machuca no calcanhar", o orgânico e um segundo que não estava na equação, "acho que as coisas que eu gosto passam a me machucar, sei lá". Incrível como um tênis às vezes é capaz de produzir verdades absolutas. Sentamos lá fora, falando de tatuagens e seus significados, de como o círculo envolve todas as reações e ações que existem, de como o círculo é uma forma perfeita e finalmente, de como é difícil ser circular. Liberdade, ela fala sobre liberdade, e eu fico contento por ter mantido na vida as pessoas que são eloqüentes o suficiente para gritarem que são livres. E falamos sobre amor, mas a conversa não vale a pena. De repente T., a terceira extensão de nos, personagem ausente de cinco anos na minha vida, aparece, e como quem continua uma conversa pausada há cinco anos, diz: "Vamos, preciso comprar sapatos", na maior naturalidade. Viro para M. e digo: "Isso é o destino usando toda a Ironia disponível", e ela ri porque aquilo é muito aleatório e impossível, "se a gente tivesse combinado, não tinha dado certo". Próxima coisa que eu sei é que o vendedor de sapatos está tirando uma foto nossa, a que vamos olhar daqui há vinte anos e rir. M. vira e diz "meu deus!", como se descobrisse algo totalmente novo, um sapato, talvez, e completa: "... vocês são minha vida inteira...! Vocês são a cara da minha vida inteira!". E apesar dos tênis que machucam, e a dificuldade que há em toda a coisa de ser circular, há espaço no mundo para se ser a vida inteira de alguém. Se me perguntarem, a vida é uma puta com acne vulgaris, mas não é impossível querê-la bem ou que ela traga coisas boas, nem que seja uma vez na vida e que seja na forma dos amigos mais velhos que você tem, agora em formato de joãozinho-de-barro, os únicos que fazem o ninho contra o Sol. E repito as pequenas frases porque amanhã é dia de encontrar um joãozinho-de-barro, apaziguante. Pontuo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIANNE (eu,ich, ja, I, yo), A COLONIZADORA.

Toda criança normal tem como lembrança normal algum parque ou algo extremamente colorido. A primeira lembrança que eu tenho é de um corredor de hotel, uma janela no fim. Depois... Perguntaram-me em New Jersey se o que eu falava era brasileiro ou espanhol, peguei a bicicleta, achei graça e ralei o joelho - não exatamente nessa ordem, mas nada que me impedisse de ir comprar comida chinesa em caixinha do outro lado da rua, eu sempre kept the creeps quanto à vendedora, ela era alta demais pra uma chinesa. Foi nessa época que criei um certo trauma em relação a indianos, o acento indiano é um negócio a se discutir - parei de comer dunkin donuts. Era uma máfia, em todo Dunkin Donut e posto de gasolina só se trabalhava indiano. Admito que só fazia ESL pra perder aula, mas o mundo inteiro precisava sentar em um teatro e ver a cara da Miss Rudek, quando eu, o Hupert (chinês), e a Katrina (mexicana) passamos a ser crianças sem línguas maternas: Havíamos aprendido duas ao mesmo tempo, com um empur

Purple crutches

“I wish you a great future”, then she gave me her hand - similar to a peace offering. She had a simple case of a stomach ulcer, I had patched her up around 3am in our ER, I had simply asked her if there had been any unusual stress in her life lately, to which she replied “I had kids too early, I wish I had done more with my life”. I could feel the courage-fuel she was burning while saying these words. I didn’t give her any speech. Just admiration, and a small part of me smirked at my childhood hoping my mother had realized that sooner. Well, she didn’t. I made my life’s mission to become exactly the opposite of her. As I typed in another ER report for the 27-year-old sitting next to me, I came to an uncomfortable realization: how not often patients wish us anything at all, like we’re not people, like we don’t have feelings. She had wished me as much as a great future - that’s a lot. I hope she knows that’s exactly what I wished her, too. Truth is, I felt like my emotional energy could

Malibu, 2025.

Malibu, 2025. Note to self. It had been already snowing. Awfully early to, but it was Moscow. Normally, after the first snow I’d meet Seda and she would complain about every single aspect of her life and connect it to the snow fall and the coming winter. Now, however, it was just me. I remember I had been looking for emotional sustainability. I, yet, couldn’t find the equivalent of “green, sustainable” for feelings. I was not sure either it was a color. Oh. Right. It was exac tly the things that happened after we graduated that defined us. I died my hair blond, took off to Vienna to meet old affairs and taste the Austrian cuisine (all of it, but I specialized on schnitzels and apfelstrudels). Martin moved with Masha and Domenico to the countryside, after which they became gypsies in the alps. Seda took off with Gennady to the United States in the pursuit of happiness according to the American constitution. I became a vegan after that, but remained blond. Seda ended up working tem