Pular para o conteúdo principal

RIANNE (eu,ich, ja, I, yo), A COLONIZADORA.

Toda criança normal tem como lembrança normal algum parque ou algo extremamente colorido. A primeira lembrança que eu tenho é de um corredor de hotel, uma janela no fim. Depois... Perguntaram-me em New Jersey se o que eu falava era brasileiro ou espanhol, peguei a bicicleta, achei graça e ralei o joelho - não exatamente nessa ordem, mas nada que me impedisse de ir comprar comida chinesa em caixinha do outro lado da rua, eu sempre kept the creeps quanto à vendedora, ela era alta demais pra uma chinesa.
Foi nessa época que criei um certo trauma em relação a indianos, o acento indiano é um negócio a se discutir - parei de comer dunkin donuts. Era uma máfia, em todo Dunkin Donut e posto de gasolina só se trabalhava indiano.
Admito que só fazia ESL pra perder aula, mas o mundo inteiro precisava sentar em um teatro e ver a cara da Miss Rudek, quando eu, o Hupert (chinês), e a Katrina (mexicana) passamos a ser crianças sem línguas maternas: Havíamos aprendido duas ao mesmo tempo, com um empurrãozinho da Miss Rudek por não nos permitir fazer prova já que seria exigir demais. Nunca discordei.
Na Florida eu comia ovo cozido todo dia, santo metabolismo o meu que segurou o colesterol. Quando eu voltava a terra da aquarela, no avião uma mulher elogiou meu acento, depois a expliquei sobre New Jersey, ela disse que gostava do meu cabelo e ficou por isso mesmo em um vôo de 13 horas - eu falava norte-americano. A aeromoça era tão neutra quanto a Suiça e só falava inglês, just a water,yes?...
Na conexão com a equipe de bordo mais neutra com aquele sotaque eternamente gripado de São Paulo. Foi quando eu já pegara a outra conexão e agora o ar falava em 31oC, do outro lado do continente meu nome médio era Perigloso.
Agora eu ja era trilingüe... Foi quando eu voltei a Florida-40oC e comprei um cd dos Sex Pistols. Um cara perguntou as horas e eu respondi e ele perguntou se eu era brasileira, e se sim, porque eu gostava de Sex Pistols, só respondi que eram 8 o'clock. Entendi o episódio demais, já que eu andava com uma blusa evidenciando a minha brasileirice.
Me perdi no Picadilli Circus, em Venezia, Madrid, e Windsor (onde eu corri feito um jumento procurando a entrada do castelo) e outros buracos europeus - é assim que se descobre que a Torre Eiffel só é para bobos. Peguei como ponto de referência em Luzern o lago (o lago fica no meio da cidade) - me perdi lá também, e no fim do dia, eu havia ganhado uma experiência estúpida e comprado um moleskine. Mas não se pense que se cansa da Suiça assim. Você nunca consegue ter demais da Suiça. Principalmente quando os primeiros suiços que você conhece estavam na porta do seu hotel com uns drinks simpáticos e você arranhava o alemão ainda, e foi nesse dia que eu descobri que se o brasileiro já achava que alemão era agressivo, precisavam ouvir o acento suiço. Pessoas realmente simpáticas que fazem valer a viagem.
Pararam o trânsito de Monaco só pra eu atravessar. Simpático, pensei. Atravessei com o bowl do guarda e fui tirar foto de "girassóis de Van Gogh" do outro lado da rua.
Outro dia um italiano pediu barra de cereal de chocolate no avião só pra me dar, achei simpático e disse 'prego' (meus conhecimentosem italiano se resumem em 'prego' 'excusa' e 'senza champingnon').
Quando eu tinha 11 anos minha professora de Geografia me disse pra aprender mandarim e acumular uma fortuna. Cara professora, ofereça um daqueles produtos de plástico que vende no centro escrito Made in China a uma ocidental, mas não ofereça a China a uma ocidental, porque no máximo, eu só vou relacionar a sushi, mesmo sabendo que isso é no Japão - o que eu aprendi é que a ignorância as vezes evita situações chatas. Eu ainda sou só a ocidental que come sushi sem nenhum interesse por mandarim.
A primeira vez que eu falei alemão com um austríaco ele não me entendeu - ele falava ratonês.
Com um pé aqui, outro em New Jersey, parentes da Europa, nacionalidade é um conceito relativo hoje em dia, por isso normalmente passo minhas férias no Piauí.
Uma biografia um tanto quanto fragmentada aí pelo mundo, but it's just a way to stay alive, boy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Purple crutches

“I wish you a great future”, then she gave me her hand - similar to a peace offering. She had a simple case of a stomach ulcer, I had patched her up around 3am in our ER, I had simply asked her if there had been any unusual stress in her life lately, to which she replied “I had kids too early, I wish I had done more with my life”. I could feel the courage-fuel she was burning while saying these words. I didn’t give her any speech. Just admiration, and a small part of me smirked at my childhood hoping my mother had realized that sooner. Well, she didn’t. I made my life’s mission to become exactly the opposite of her. As I typed in another ER report for the 27-year-old sitting next to me, I came to an uncomfortable realization: how not often patients wish us anything at all, like we’re not people, like we don’t have feelings. She had wished me as much as a great future - that’s a lot. I hope she knows that’s exactly what I wished her, too. Truth is, I felt like my emotional energy could

Malibu, 2025.

Malibu, 2025. Note to self. It had been already snowing. Awfully early to, but it was Moscow. Normally, after the first snow I’d meet Seda and she would complain about every single aspect of her life and connect it to the snow fall and the coming winter. Now, however, it was just me. I remember I had been looking for emotional sustainability. I, yet, couldn’t find the equivalent of “green, sustainable” for feelings. I was not sure either it was a color. Oh. Right. It was exac tly the things that happened after we graduated that defined us. I died my hair blond, took off to Vienna to meet old affairs and taste the Austrian cuisine (all of it, but I specialized on schnitzels and apfelstrudels). Martin moved with Masha and Domenico to the countryside, after which they became gypsies in the alps. Seda took off with Gennady to the United States in the pursuit of happiness according to the American constitution. I became a vegan after that, but remained blond. Seda ended up working tem